quarta-feira, 1 de junho de 2011

Descriminalização da Maconha "Sim" ou "Não"?

Manifestantes da "Marcha da Maconha" em São Paulo
Nas últimas semanas um debate que vez ou outra aparece nos noticiários acabou ganhando força através de marchas em várias capitais e de espaço na mídia de grande massa. Falo do debate sobre a descriminalização da maconha, algo delicado de ser tratado com seriedade pela sociedade brasileira.

A marcha da maconha que está acontecendo em diferentes datas em várias cidades (proibidas em boa parte delas) busca levar o debate às autoridades, pais e a toda sociedade sobe a descriminalização (ou não) da maconha.

De um lado os defensores, afirmam que isso ajudaria na diminuição da força do tráfico, visto que a droga é uma das fontes de receitas do crime organizado, além de afirmarem que os prejuízos do consumo da maconha seja menor do que o cigarro e álcool.

Do outro lado, os que defendem a legislação atual, alegam que a maconha como qualquer droga traz prejuízos ao usuário e a todos incluídos no seu círculo social, além de ser a porta de entrada para outras drogas.

Ambas as partes envolvidas tem outras questões a defender, porém que não vou elucidar aqui, por não ter total propriedade do assunto, além do que isso daria muito mais de post.

Policiais dispersam pessoas da marcha
que foi proibida pela Justiça
Bem, o debate foi levantado e tem tomado um certo corpo nos últimos anos, porém, ainda vejo, diante dos úlitmos fatos, que o Brasil ainda vive situações próximas da ditadura, com a Justiça proibindo a marcha em muitas capitais e a repressão policial, obedecendo ordens superiores dessa mesma "justiça". Esse é o grande Brasil que trata esse assunto como algo secundário, deixando de amadurecer políticas públicas para melhorar a situação de viciados nesta e outras drogas, preferindo jogar pra debaixo do tapete. Tratam isso como assunto de segurança, quando isso, antes de tudo é um problema social, um problema de saúde pública. A mesma sociedade hipócrita que diz não à maconha e deixa seus filhos se perderem no álcool ou tabaco.

Termino esse post indicando dois vídeos, um deles de uma matéria exibida no Fantástico no último domingo (30 de maio) que mostra uma prévia de um documentário que fala sobre a descriminalização da maconha (Quebrando o Tabu) e conta com as participações de ex-presidentes, entre eles Fernando Henrique Cardoso e Bill Clinton. O outro, novamente um documentário (Grass - A verdade que poucos sabem e muitos deviam saber), que fala sobre o histórico de repressão à erva nos Estados Unidos e deixa a pergunta se todo esse valor gasto pelo governo americano realmente vale a pena. Para esse último vídeo é necessário estar logado no youtube, pois o vídeo é recomendado para maior de 18 anos.





Entre o sim e o não, fico com a terceira opção, o debate. Espero que a sociedade possa conduzir essa questão da forma mais imparcial possível para que possamos dar mais um passo rumo a melhores políticas de drogas no país. Isso sim é preciso.

2 comentários:

  1. concordo com essa tercera opção!

    ResponderExcluir
  2. A terceira opção é interessante.. Mas será que o debate vai levar a algum lugar?
    Liberar pode diminuir o tráfico, mas tbm pode aumentar o número de usuários... É 2011 está sendo o ano das manifestações.
    Legal o post.

    Paula

    ResponderExcluir